Ramo Sênior
É para rapazes e moças de 15 a 17 anos, denominados Seniores (rapazes) e Guias (moças)

A Lei Escoteira (Sênior e Guia), composta por dez artigos, é a seguinte:
1º - O Escoteiro é honrado e digno de confiança;
2º - O escoteiro é leal;
3º - O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação;
4º - O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros;
5º - O escoteiro é cortês;
6º - O escoteiro é bom para os animais e as plantas;
7º - O escoteiro é obediente e disciplinado;
8º - O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades;
9º - O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio;
10º - O escoteiro é limpo de corpo e alma.

História
Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de jovens de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 15 e 17 anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Sênior concentra sua ênfase educativa no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais, auxiliando o jovem na formação de sua identidade e a superar os principais desafios com que se depara nessa etapa da vida.
O marco simbólico proposto aos jovens do Ramo Sênior é representado através da expressão “superar seus próprios desafios!”.
A organização e o Programa Educativo do Ramo Sênior encontram-se neste POR, no Manual do Escotista - Ramo Sênior, no Guia do Desafio Sênior e em outras publicações oficiais da União dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.
A Seção da Unidade Escoteira Local que congrega os integrantes do Ramo Sênior é denominada “Tropa Sênior” (composta apenas por rapazes, denominados seniores), “Tropa Guia” (composta apenas por moças – denominadas guias) ou “Tropa Sênior Mista” (composta por seniores e guias).
No caso das tropas mistas, deve-se procurar alcançar um número equilibrado de rapazes e de moças, admitidas as variações que decorrem das circunstâncias naturais na vida da Seção.
O efetivo máximo de uma Tropa para seniores e/ou guias é de 24 jovens.