Ramo Lobinho
É para meninos e meninas de 6 anos e meio (desde que alfabetizados) a 10
anos, denominados Lobinhos (meninos) ou Lobinhas (meninas)

A Lei do Lobinho, composta por cinco artigos, é a seguinte:
1º - O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
2º - O Lobinho pensa primeiro nos outros.
3º - O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
4º - O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
5º - O Lobinho diz sempre a verdade.
​
O lema do Ramo Lobinho é “Melhor Possível”.

História
Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento de crianças de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre seis anos e meio e dez anos, o Programa Educativo aplicado ao Ramo Lobinho concentra sua ênfase educativa no processo de socialização da criança.
​
O marco simbólico que se oferece aos meninos e meninas do Ramo Lobinho está associado a obra do escritor Rudyard Kipling – “O Livro da Jângal”, especialmente as aventuras de Mowgli, O Menino lobo.
​
A organização e o Programa Educativo para o Ramo Lobinho encontram-se no POR, no Manual do Escotista – Ramo Lobinho, nos Guias do Caminho da Jângal e em outras publicações oficiais da União dos Escoteiros do Brasil que tratem do assunto.
​
A Seção da Unidade Escoteira Local que congrega os Lobinhos é denominada “Alcateia”. Ela pode ser composta apenas de Lobinhos, apenas de Lobinhas ou ter uma composição mista.
​
No caso das Alcateias mistas, deve-se procurar alcançar um número equilibrado de meninos e meninas, admitidas as variações que decorrem das circunstâncias naturais na vida da Seção.
​
O efetivo máximo de uma Alcateia é de 24 crianças.

